domingo, 15 de setembro de 2013

A MODELAGEM E O BIOTIPO DO CLIENTE

Segundo Lipovestky (2005, p.43), “O costureiro era um artesão obscuro, agora é reconhecido
como um artista sublime, um criador favorecido por uma notoriedade, um renome excepcional que resplandece em todo planeta”.

Osório (2007) explica que a modelagem tem como objetivo principal reproduzir uma peça de acordo com o tipo físico de determinada pessoa (sob medida) ou público-alvo (tamanho padrão).[...].

Através de uma modelagem adequada podemos atender as necessidades de clientes com desvios posturais, para tanto é necessário analisar o biotipo e identificar os desvios posturais existentes para adequação da modelagem.

“É primordial trabalhar com medidas adequadas ao biótipo físico do cliente,
caso contrário, o modelista não terá recursos para trabalhar com segurança” (DINIS;
VASCONCELOS, 2009, p. 80). As autoras apontam que quanto mais medidas o
modelista obter do cliente, mais preciso se torna o trabalho. Na área da confecção, estas
são fornecidas por meio de tabelas de acordo com o público-alvo da empresa,
geralmente estabelecida pela mesma. Já na alta-costura e alfaiataria é necessário ter as
medidas precisas de cada cliente.
Definidas as medidas necessárias, estas são transportadas para um manequim
que deverá possuir as medidas e um biótipo conforme o público-alvo da empresa
(DINIS; VASCONCELOS, 2009).

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